Avaliação e gestão do desempenho
29 novembro 2018 345€ + IVA 9h30-18h00
Introdução
Avaliar a contribuição que cada colaborador dá para os resultados do negócio é, para as empresas que operam em mercado aberto e concorrencial, um fator essencial.
Com efeito, a globalização dos mercados, ao provocar um aumento exponencial da concorrência, força as empresas e os seus colaboradores a sair da zona de conforto e a lutarem pela sobrevivência e desenvolvimento do seu negócio. Isto implica o estabelecimento de objetivos exigentes, globais e individuais e a monitorização do seu cumprimento.
Por outro lado, a gestão e avaliação do desempenho, individual e de equipas, é um sistema de gestão de RH com um papel central em qualquer modelo de gestão integrada de RH, dado o impacto que tem quer no sistema de gestão da formação quer no sistema de recompensas quer na gestão de carreiras.
Ao longo do workshop analisar-se-á o ciclo de desempenho e as suas diversas fases, nomeadamente a fixação de objetivos, o acompanhamento do colaborador ao longo do ano e a avaliação final do seu desempenho.
Objetivo
Transmitir aos participantes as modernas metodologias de gerir o desempenho, com o objetivo de otimizar a contribuição individual e de equipas para os resultados do negócio, analisando os aspetos críticos do sistema e as ferramentas mais eficazes para os ultrapassar com sucesso.
Programa
1. A gestão do desempenho
1.1. Finalidade do sistema
1.2. Pressupostos da avaliação
1.3. Modernas tendências na avaliação do desempenho:
• Avaliação a 270º e 360º
• Balanced scorecard
1.4. O ciclo de avaliação
1.5. A gestão por objetivos
• Requisitos dos objetivos
• Tipos de objetivos
• De equipa
• Individuais
• Comportamentais
1.6 Como identificar os objetivos relevantes para a função
• O perfil da função
• Os fatores críticos de sucesso da função
• Identificação de KPI (Key Performance Indicators)
1.7 Construção do plano de ação individual
2. Acompanhamento do colaborador ao longo do ano
2.1. Definição dos meios de apoio
2.2. O acompanhamento informal (coaching)
2.3. A avaliação intercalar de desempenho (sessões de feedback)
2.4. A gestão das expectativas do colaborador
3. A avaliação final do desempenho
3.1. As escalas de classificação global de desempenho (pares/ímpares)
3.2. A responsabilidade essencial do avaliador – destrinçar os bons dos maus desempenhos
3.3. Os erros de avaliação e como os prevenir
3.4. A calibragem das avaliações dentro da área funcional e interdepartamental
3.5. Preparação da entrevista de avaliação
• Marcação com antecedência
• Agendamento com duração adequada
• Possibilidade de autoavaliação
3.6. Estrutura da entrevista de avaliação
• Desenrolar da entrevista
• Erros a evitar
3.7. Os mecanismos de recurso ao dispor do avaliado
4. Consequências da avaliação do desempenho
• Exercício prático
• Estudo de caso
Destinatários
Dirigentes e quadros médios e superiores com responsabilidades de gestão de pessoas.
Local de realização
Hotel Real Palácio
Rua Tomás Ribeiro, 115
1050-228 Lisboa
Oferta
Manual de Gestão e Avaliação de Desempenho (2.ª edição)
Autor: Pedro B. da Camara
Editora RH
Valor da inscrição
345€ + IVA (23%)
(inclui almoço, coffee breaks, documentação e oferta de livro)
Desconto
10% para 2 ou mais inscrições da mesma empresa | instituição.
Formador
Pedro Camara
Docente universitário e consultor